Apresentação

Apresentação

A Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional - SUPAD, representa o reconhecimento e o esforço da Universidade Federal da Bahia da necessidade de aprimorar os seus processos de gestão e desempenho acadêmico, tornando-os objeto de contínua avaliação e desenvolvimento, base para identificar barreiras e desafios que devem ser superados para que a missão institucional seja cumprida dentro de elevados padrões de qualidade. Sua ação visa estruturar e conferir organicidade às múltiplas ações de avaliação, internas e externas, como parte necessária de um processo de mudança e melhoria contínua de nossas ações e serviços na gestão, no ensino, na pesquisa e na extensão.

A SUPAD se estrutura com base nessa premissa básica: o processo de avaliação (em todos os níveis) é fundamental para nos desenvolvermos como pessoas, como grupos e equipes, como gestores, como unidades administrativas e como instituição. Assim, avaliação e desenvolvimento institucional devem ser encarados como duas faces de um mesmo empreendimento que nos farão ser aquela Universidade que almejarmos ser. Entendemos que essa é uma tarefa coletiva e, como tal, requer a efetiva participação de todos os interessados em construir uma Universidade cada vez mais respeitada pelo seu papel transformador da realidade em que se insere.

Missão

Gerar e disseminar conhecimentos e informações diagnósticas sobre a UFBA, atuando no aprimoramento dos processos de gestão e de trabalho, tendo em vista a melhoria contínua dos produtos devolvidos à sociedade.


Visão

Ser reconhecido pela comunidade acadêmica da UFBA como órgão de excelência no campo da avaliação e desenvolvimento institucional, a partir dos impactos das ações implementadas.


Valores

Competência e rigor técnico científico - Desenvolver ações pautadas no uso de modernas tecnologias de avaliação e intervenção, apoiadas em modelos teóricos e práticos válidos e fidedignos.

Ética - Assegurar que todas as informações geradas sejam autênticas e preservadas no necessário sigilo e que as intervenções sejam conduzidas de maneira a manter a integridade moral e psicológica e indivíduos e grupos.

Respeito à diversidade - Considerar a diversidade de indivíduos, grupos e unidades organizacionais como fator de enriquecimento e desenvolvimento da instituição, buscando integrá-la de forma construtiva para o alcance dos objetivos da universidade.

Compromisso Social - Atuar alinhado com a missão da UFBA como instituição pública e seus compromissos com as demandas da realidade local, regional e nacional.

Participação coletiva- Articular os modos de operar com parceiros internos criando espaços colaborativos na condução de diagnósticos e intervenções. 

Cooperação - Promover e solidificar redes interinstitucionais de parceria para a troca e experiências e aprimoramento das ações de avaliação e intervenção.