Regimento Interno

Coordenação de Avaliação Institucional - CAI

Tem como objetivo executar a avaliação institucional a partir das políticas e diretrizes traçadas pela Comissão Própria de Avaliação, monitorar o desempenho dos cursos de graduação, elaborar e validar os indicadores e instrumentos de avaliação da Universidade, sensibilizar a comunidade para promover a cultura de avaliação e propor ações que facilitem a integração dos resultados da avaliação com o planejamento e gestão institucional.

São competências da Coordenação de Avaliação Institucional*:

a. apoiar e operacionalizar ações de avaliação propostas pela Comissão Própria de Avaliação da Universidade;

b. aperfeiçoar, continuamente, os processos de avaliação institucional, aprimorando instrumentos, medidas e indicadores de avaliação institucional;

c. planejar, coordenar e negociar com a comunidade acadêmica as ações relativas à construção, adaptação, validação e padronização de medidas para realização de diagnósticos organizacionais, avaliação educacional e desempenho institucional;

d. planejar, coordenar e executar ações que visem sensibilizar e orientar a comunidade interna e externa sobre políticas e procedimentos referentes à avaliação institucional;

e. planejar, coordenar e manter bases de dados para coleta, cadastro, armazenamento, organização e controle das informações geradas pela aplicação dos instrumentos de avaliação institucional;

f. analisar e avaliar o reflexo e impacto do desempenho institucional na sociedade; e

g. promover a disseminação periódica dos resultados obtidos na avaliação institucional e estimular o debate entre os segmentos da comunidade universitária;

 

Coordenação de Desenvolvimento Institucional - CDI

Tem como objetivo gerar e disseminar informações diagnósticas no âmbito da gestão na UFBA, assim como promover a padronização e racionalização dos processos de trabalho, e estimular e coordenar a formação de equipes para melhoria de processos, serviços e produtos em cada unidade e órgão, monitorando os seus resultados. 
 
São competências da Coordenação de Desenvolvimento Institucional:
 
a. realizar diagnósticos periódicos e promover o contínuo aperfeiçoamento 
dos processos de trabalho, e estimular a modernização de práticas 
gerenciais e administrativas; 
 
b. promover e disseminar boas práticas de gestão no âmbito da comunidade 
universitária, em contribuição ao desenvolvimento de competências 
técnicas e atitudinais; 
 
c. disseminar os resultados identificados nos diagnósticos, promovendo 
discussão junto a gestores, equipes, setores, unidades universitárias e 
demais órgãos; 
 
d. promover o intercâmbio e a troca de ideias e experiências no campo do 
diagnóstico e planejamento organizacional entre instituições de ensino 
superior; 
 
e. propor diretrizes, critérios, normas e padrões, visando à racionalidade, 
simplificação e uniformidade de processos e instrumentos de gestão; 
 
f. criar métodos e padrões para a documentação de processos; 
 
g. promover a integração entre os processos organizacionais, de pessoas, de 
estruturas e de recursos tecnológicos; 
 
h. estimular e coordenar a formação de equipes para melhoria de processos, 
serviços e produtos em cada unidade e órgão, monitorando os seus 
resultados; 
 
i. avaliar procedimentos administrativos implantados, identificando 
oportunidades de simplificação e minimização dos custos.

 

    Fonte: Regimento Interno da Reitoria, de 13 de Setembro de 2013