Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional (DO)
Desenvolvimento Organizacional (DO) consiste na promoção de intevenções organizacionais com o objetivo de melhorar a eficácia do seu funcionamento. Para o DO é necessário a realização de um diagnóstico organizacional, que consiste em um levantamento sistemático de informações sobre os diversos aspectos que impactam negativamente no funcionamento e na eficácia da organização. Além de servir de base para o planejamento das ações de desenvolvimento organizacional, o diagnóstico pode ser realizado também a partir de uma demanda específica e ter como produto a apresentação de um relatório gerencial com os resultados.
Desenho e Redesenho de Processo de Trabalho
Redesenho: identificação de prontos críticos e problemas no processo e proposição de melhorias em suas etapas. O redesenho envolve a manualização e diagramação das alterações para posterior validação pelo gestor responsável.
Modelagem de Processos (BPM - Business Process Modelling)
Mapeamento de processos de trabalho: descrição do passo a passo do processo, com definição das rotinas, responsabilidades, insumos, formulários e legislação aplicada.
Manualização e diagramação: consolidação da descrição dos processos em forma de manual padronizado e diagramação de fluxograma instruindo o passo a passo do processo.
Desenvolvimentos de Equipes (Team Building)
Geralmente precedida por um diagnóstico organizacional, o desenvolvimento de equipes consiste em uma atividade cuja finalidade é estimular a formação de equipes alinhadas aos processos de trabalho e gestão das unidades administrativas e propiciar melhores condições de trabalho no que tange aos processos grupais.
Avaliação Institucional
A avaliação institucional é realizada anualmente, sob orientação da Comissão Própria de Avaliação – CPA, buscando identificar pontos fortes e fracos do funcionamento administrativo e acadêmico da UFBA, indicando correções e ajustes necessários para o pleno cumprimento dos seus objetivos e metas institucionais. A avaliação institucional integra os resultados das avaliações realizadas semestralmente através do SIAV; dos resultados do ENADE e das avaliações externas realizadas periodicamente pelo INEP, além de resultados de pesquisas específicas sobre temas específicos realizadas pela SUPAD, tais como: políticas afirmativas, egressos, imagem institucional, etc.
Avaliação de Projetos
Desenvolvimento de metodologias de avaliação de projetos no âmbito da Universidade, de acordo com a sua natureza e seus objetivos institucionais. O trabalho envolve os atores institucionais vinculados ao projeto, elaborando critérios e indicadores de desempenho.
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METODOLOGIA
Avaliação Institucional
A metodologia utilizada para Avaliação Institucional / SUPAD, seguindo as orientações da CONAES e do INEP, é baseada em pressupostos e princípios que norteiam a Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. A metodologia tem como pressupostos que a educação é um direito social e dever do Estado, que os valores sociais são historicamente determinados, cabendo ao Estado fazer a regulação e controle do Sistema de Ensino Superior.Tem como princípios básicos o respeito à identidade e à diversidade, a globalidade, a legitimidade e a continuidade.
Assim, do ponto de vista da avaliação institucional, os cursos e os diversos setores da Universidade são tratados pelo reconhecimento das suas diferenças e preservação das suas especificidades; as suas atividades e os seus produtos são avaliados a partir de indicadores elaborados com ampla participação dos atores sociais envolvidos; e os resultados, utilizados em favor do contínuo fortalecimento e aperfeiçoamento institucional.
Avaliação institucional
A avaliação institucional é realizada anualmente, sob orientação da Comissão Própria de Avaliação – CPA, buscando identificar pontos fortes e fracos do funcionamento administrativo e acadêmico da UFBA, indicando correções e ajustes necessários para o pleno cumprimento dos seus objetivos e metas institucionais. A avaliação institucional integra os resultados das avaliações realizadas semestralmente através do SIAV; dos resultados do ENADE e das avaliações externas realizadas periodicamente pelo INEP, além de resultados de pesquisas específicas sobre temas específicos realizadas pela SUPAD, tais como: políticas afirmativas, egressos, imagem institucional, etc.
Avaliação de projetos
Desenvolvimento de metodologias de avaliação de projetos no âmbito da Universidade, de acordo com a sua natureza e seus objetivos institucionais. O trabalho envolve os atores institucionais vinculados ao projeto, elaborando critérios e indicadores de desempenho.
Divulgação
Os resultados da avaliação são encaminhados aos gestores responsáveis pelos cursos ou setores avaliados e, anualmente, o relatório da CPA é encaminhado ao Conselho Universitário para aprovação e posteriormente postado no portal E-MEC.
Os resultados das avaliações externas, realizadas pelo INEP —bem como os do ENADE— são acompanhados e discutidos em reuniões com os Colegiados de Cursos e/ou Congregação das Unidades de Ensino.
Os resultados das avaliações internas e externas podem ser acessados diretamente na home page da CPA-UFBA: http://www.cpa.ufba.br
A metodologia utilizada pela SUPAD é uma adequação da gestão de processos à realidade organizacional da Universidade Federal da Bahia, dada suas especificidades e a capacidade da equipe da SUPAD em realizar o trabalho. O modelo é orientado pelo CBOK, Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio, produzido pela Association of Business Process Management Professionals – ABPMP Brazil, e o software utilizado para modelagem de processo, o Bizagi (Bizagi Process Modeler®).
Mapeamento
A atividade de mapeamento se refere à identificação dos processos existentes no setor/órgão, definição dos processos a serem mapeados, descrição das etapas, responsabilidades, insumos, documentos legais e demais informações que orientam a execução do processo.
Manualização
Etapa de documentação e diagramação do processo, realizada por meio do software Bizagi (Bizagi Process Modeler®), e posterior validação do manual pelo gestor responsável.
Redesenho
Identificação de prontos críticos no processo, tais como retrabalho, atividades sem sentido, erros, retenção para aprovação ou quaisquer entreves em sua execução, e posterior alteração no processo considerando a necessidade de melhoria detectada. A alteração do processo envolve a documentação e diagramação das alterações e validação pelo gestor responsável.
Implementação
Nesta etapa são providas as ações e mudanças necessárias para a realização do processo do modo como definido no manual. Parte importante da implementação se refere ao acompanhamento da execução do processo e aferição de seus indicadores, isso permite gerenciar os resultados e detectar problemas futuros como forma de continuar o ciclo de melhorias contínuas.