Carta de Serviços

     Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional (DO)

Desenvolvimento Organizacional (DO) consiste na promoção de intevenções organizacionais com o objetivo de melhorar a eficácia do seu funcionamento. Para o DO é necessário a realização de um diagnóstico organizacional, que consiste em um levantamento sistemático de informações sobre os diversos aspectos que impactam negativamente no funcionamento e na eficácia da organização. Além de servir de base para o planejamento das ações de desenvolvimento organizacional, o diagnóstico pode ser realizado também a partir de uma demanda específica e ter como produto a apresentação de um relatório gerencial com os resultados.

 

 


     Desenho e Redesenho de Processo de Trabalho

Redesenho: identificação de prontos críticos e problemas no processo e proposição de melhorias em suas etapas. O redesenho envolve a manualização e diagramação das alterações para posterior validação pelo gestor responsável.

 


      Modelagem de Processos (BPM - Business Process Modelling)

Mapeamento de processos de trabalho: descrição do passo a passo do processo, com definição das rotinas, responsabilidades, insumos, formulários e legislação aplicada.

Manualização e diagramação: consolidação da descrição dos processos em forma de manual padronizado e diagramação de fluxograma instruindo o passo a passo do processo.

 


     Desenvolvimentos de Equipes (Team Building)

Geralmente precedida por um diagnóstico organizacional, o desenvolvimento de equipes consiste em uma atividade cuja finalidade é estimular a formação de equipes alinhadas aos processos de trabalho e gestão das unidades administrativas e propiciar melhores condições de trabalho no que tange aos processos grupais.

 


 

     

      Avaliação Institucional

A avaliação institucional é realizada anualmente, sob orientação da Comissão Própria de Avaliação – CPA, buscando identificar pontos fortes e fracos do funcionamento administrativo e acadêmico da UFBA, indicando correções e ajustes necessários para o pleno cumprimento dos seus objetivos e metas institucionais. A avaliação institucional integra os resultados das avaliações realizadas semestralmente através do SIAV; dos resultados do ENADE e das avaliações externas realizadas periodicamente pelo INEP, além de resultados de pesquisas específicas sobre temas específicos realizadas pela SUPAD, tais como: políticas afirmativas, egressos, imagem institucional, etc.

 


 

     

         Avaliação de Projetos

Desenvolvimento de metodologias de avaliação de projetos no âmbito da Universidade, de acordo com a sua natureza e seus objetivos institucionais. O trabalho envolve os atores institucionais vinculados ao projeto, elaborando critérios e indicadores de desempenho.