ENADE

Novidade:

O INEP divulgou novas portarias que definem os componentes gerais e específicos das provas de cada um dos cursos avaliados no ENADE 2016.

 

Confira o que foi estipulado para seu curso

 

 

Manual do ENADE 2016

 

 

Perguntas Frequentes

Estudante

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O Sinaes é composto, ainda, pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil. Como é constituída a prova do Exame do Enade?

O exame é aplicado aos concluintes dos cursos de graduação de todo o Brasil, permitindo a obtenção de um panorama nacional dos resultados da aprendizagem dos estudantes das áreas avaliadas.

*Fonte: Manual do ENADE 2016.

O Enade será realizado no dia 20 de novembro de 2016, com início às 13 (treze) horas, horário oficial de Brasília e terá duração de 4 (quatro) horas.

*Fonte: Manual do ENADE 2016.

I – que conferem diploma de bacharel nas áreas de:

a) Agronomia;

b) Biomedicina;

c) Educação Física;

d) Enfermagem;

e) Farmácia;

f) Fisioterapia;

g) Fonoaudiologia;

h) Medicina;

i) Medicina Veterinária;

j) Nutrição;

k) Odontologia;

l) Serviço Social; e

m) Zootecnia.

 

II – que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de:

a) Agronegócio;

b) Estética e Cosmética;

c) Gestão Ambiental;

d) Gestão Hospitalar; e

e) Radiologia.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

O período de 15 a 29 de junho de 2016 é reservado exclusivamente para inscrições de estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores, que estão dispensados da realização do exame do dia 20 de novembro. A inscrição destes estudantes também é responsabilidade da IES, conforme disposição da Portaria Normativa nº 05/2016.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

O estudante deve:

1- Acompanhar sua inscrição no período de 12 a 21 de agosto de 2016;

2- Informar sobre necessidade de atendimento especial;

3- Preencher o questionário do estudante entre 20 de outubro e vinte de novembro de 2016;

4- Acessar o Cartão de Informação do Estudante;

5- Se for concluinte em mais de um curso, optar pela prova que deseja realizar;

6- Realizar a prova do ENADE no dia 20 de novembro de 2016;

7- Acessar seu boletim de desempenho no primeiro trimestre de 2017.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

É importante que o estudante acompanhe a inscrição do seu nome no Enade 2016, por meio do acesso à lista pública, no endereço http://enade.inep.gov.br. Cabe a ele a responsabilidade de verificar se seu nome foi inscrito corretamente pela instituição e, em caso negativo, buscar seu coordenador, para que sejam feitas as devidas correções.

A lista de estudantes inscritos no Enade 2016 será divulgada no site do Inep no período de 12 a 21 de agosto de 2016.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

Ficam dispensados do Enade 2016, portanto, inclusive do processo de inscrição, os estudantes:

 matriculados em cursos não descritos na Portaria Normativa nº 05/2016;

 que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2016;

 oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na

data de realização do Enade 2016, em instituição conveniada com sua instituição de origem.

Importante: as atividades serão consideradas apenas se ofertadas por instituição conveniada com aquela em que o estudante está matriculado no Brasil (IES de origem).

 

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

A instituição deverá informar ao Inep, entre 12 e 31 de agosto de 2016, os casos de estudante selecionado para o Enade 2016 que estiverem realizando atividade curricular obrigatória em instituição conveniada fora do município sede do próprio curso. De acordo com a Portaria Normativa nº 05/2016, a IES deve indicar, ainda, dentre os diversos locais onde esteja prevista a aplicação do Exame, em qual município o estudante optou por realizar o Enade 2016. As opções de municípios são restritas aos locais em que há previsão de aplicação de provas pelo Inep em 2016. Todas essas informações devem ser prestadas no sistema de inscrições Enade, conforme instruções deste manual.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

O Questionário do Estudante é um importante instrumento de coleta de informações sobre a formação do estudante, que permite captar como estes vivenciam situações fundamentais do processo de aprendizagem, bem como da construção das habilidades e competências indicadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesse sentido, as questões elaboradas permitem conhecer:

 O perfil socioeconômico do estudante;

 Como os estudantes percebem seu processo formativo e, em especial, os elementos disponíveis e contributivos para sua formação acadêmica e futuro profissional;

 Como os estudantes percebem os instrumentos e mecanismos de apoio à aprendizagem oferecidos pelas diferentes instituições de educação superior - tais como infraestrutura, organização didática dos professores, oportunidades de acesso a bolsas, etc.

Em função de sua importância, o Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório. Caso o estudante não preencha o referido instrumento, será considerado irregular perante o Enade 2016 e, portanto, não poderá colar grau.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

O preenchimento do Questionário do Estudante é feito exclusivamente em formato eletrônico, por meio do Sistema Enade, disponível na página da Internet

http://portal.inep.gov.br/enade/questionario-do-estudante, devendo ser feito por todos os concluintes dos cursos avaliados em 2016.

É importante saber que as respostas dadas ao Questionário do Estudante contribuem para o cálculo dos indicadores de qualidade do curso e da instituição. Por conta disso, é fundamental que o questionário seja preenchido com seriedade, de forma a refletir verdadeiramente as condições e o processo de formação ao longo de toda a graduação.

 

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

De 20/10/2016 a 20/11/2016 o estudante poderá conhecer seu local de prova após o preenchimento do Questionário do Estudante. O sistema informará o endereço completo do local de prova, contendo o nome da instituição, rua, número, edifício e sala de aplicação do Enade 2016. É permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante, que indica os dados do candidato e seu local de prova.

O acesso à tela que permite visualizar o Cartão de Informação do Estudante é permanente após o preenchimento do Questionário do Estudante. No entanto, recomenda-se que o cartão seja impresso e levado pelo estudante no dia do Exame, facilitando seu acesso ao local de prova.

 

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

Todos os concluintes habilitados ao Enade 2016 com necessidade de atendimento especializado e específico têm direito a solicitar as devidas condições para sua participação no Exame.

 

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

O participante do Enade 2016 que demandar atendimento especial deverá informar a IES, responsável por sua inscrição, qual a sua necessidade para que o Inep tome providências para atendê-lo. O atendimento especial inclui o atendimento especializado e o atendimento específico. Para cada uma das opções de atendimento, é necessário informar os recursos desejados. A relação dos atendimentos e recursos compatíveis é apresentada no Capítulo V, que trata do Sistema Enade.

Nos casos em que cabe amamentação, a estudante deverá comparecer ao local de prova com acompanhante para o recém-nascido; a empresa aplicadora reservará espaço adequado à amamentação durante o período de aplicação de prova. Os estudantes indicados no campo de atendimento especializado informados pela IES poderão ser contemplados com tempo adicional (uma hora) à resolução da prova.

Qualquer outra situação que demande atendimento especial não identificada pela IES durante o processo de inscrição deverá ser comunicada ao Inep por meio do Fale Conosco (http://portal.inep.gov.br/), informando o nome completo e CPF do estudante, nome da IES e código do curso, assim como o detalhamento do tipo de atendimento especial necessário à participação na prova.

O Inep providenciará atendimento especial em local de aplicação por ele indicado, mas somente nos casos em que as solicitações sejam enviadas (pela IES ou estudantes) com a antecedência necessária às providências indispensáveis ao atendimento.

 

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

Os estudantes poderão, eventualmente, estar na situação de concluintes em mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade 2016. Neste caso, eles deverão optar por fazer apenas uma das provas e preencherão o respectivo Questionário do Estudante, comparecendo ao local determinado no Cartão de Informação do Estudante. Destaca-se que esta situação existe apenas quando se observa a possibilidade dos estudantes serem inscritos como ‘concluinte’ em dois cursos do Enade 2016.

Quanto aos estudantes que acumulam o papel de ingressante e de concluinte em dois cursos participantes do Enade 2016, não existe a possibilidade de optarem por fazer uma destas avaliações, haja vista a dispensa da participação na prova na condição de ingressante dada pela Portaria Normativa nº 05/2016. Neste caso, é descabida a opção por uma das provas e eles necessariamente devem fazer a prova na condição de concluinte.

Em ambos os casos, após a aplicação da prova e o processamento da participação do estudante, o Inep fará a verificação de presença em uma das provas. Aqueles na situação de dupla graduação (concluinte de dois cursos avaliados pelo Enade 2016) serão registrados como tal e, automaticamente, receberão dispensa da prova/curso do qual não participaram.

A informação sobre a dispensa estará disponível por meio do ‘Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2016.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

O Inep tornará disponível, em dezembro de 2016, por meio da página

http://portal.inep.gov.br, o Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade

2016.

Este documento subsidiará o registro, no histórico escolar, da situação de regularidade do estudante em relação ao Exame, devendo acompanhar o processo de registro de diplomas.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

O acesso ao ‘Boletim de Desempenho do Estudante’ será permitido após a divulgação oficial dos resultados do Enade 2016, estimada para o primeiro trimestre de 2017. As orientações para acesso ao referido boletim serão disponibilizadas aos estudantes participantes do Enade 2016 por meio da página http://portal.inep.gov.br.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

Os estudantes deverão conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando a data e o horário de abertura dos portões que dão acesso ao local de prova – 12h15min (horário oficial de Brasília) do dia 20 de novembro de 2016. Destaca-se a importância de chegar com antecedência ao local de prova definido no ‘Cartão de Informação do Estudante’, para localizar a sala e cumprir outras formalidades. Eles deverão estar munidos de documento oficial de identificação com fotografia.

A prova terá início às 13 horas, segundo o horário oficial de Brasília, não sendo permitida a entrada no local após esse horário. A participação no Enade 2016 será atestada por meio da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

De acordo com a Portaria Normativa nº 05/2016, o estudante que deixar o local de prova antes de 1 (uma) hora do seu início responderá pelas mesmas consequências daquele que não compareceu ao exame. Ou seja, será considerado “ausente” e ficará em situação irregular junto ao Enade 2016.

A lista de presença será disponibilizada aos estudantes somente após 1 (uma) hora do início da prova e, portanto, não haverá a possibilidade de assinar a lista antes desse intervalo de tempo.

  

* FONTE: MAnual do ENADE 2016. 

Se após a leitura do Manual do ENADE 2016 ainda persistirem dúvidas, entre em contato com o Inep:

INEP / DAES / CGCQES / ENADE 2016

Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 04, lote 327, Edifício Villa Lobos, Cobertura.

CEP: 70.610-908

Brasília – DF

 

Endereço eletrônico: enade@inep.gov.br

Página na Internet: http://portal.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br.

Telefone: 0800 61 61 61

 

* FONTE: MAnual do ENADE 2016.