Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) será adotado na graduação a partir do semestre 2025.2
O segundo semestre letivo de 2025 na UFBA traz uma novidade no relacionamento entre estudantes de graduação e a Universidade com o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As tarefas organizativas passarão totalmente para o ambiente online.
Isso mesmo: o SIGAA informatiza requisições acadêmicas dos estudantes, reduz o intervalo entre encerramento do período letivo e colação de grau, e até emite diplomas em formato eletrônico.
Desde 2018, UFBA já utiliza o sistema na pós-graduação. O cronograma da expansão teve ajustes em função da pandemia de Covid-19 e algumas atualizações administrativas ou curriculares.
Em fevereiro, o debate sobre a migração do SIGAA mobilizou dirigentes de unidades acadêmicas, representação estudantil e técnicos reunidos no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. O tema também esteve na pauta do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) no mesmo mês.
Resultante da discussão, a Instrução Normativa 01/2025 determinou o procedimento simplificado de ajustes nas estruturas curriculares dos cursos de graduação e a inclusão das atividades de extensão universitária.
Segundo o documento, a implantação do SIGAA Graduação cumpre diretrizes de várias regulamentos de origem presidencial, legislativa, ou administrativa. A lista de atendimentos inclui a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e portarias do MEC.
Promover o alcance do SIGAA para o primeiro ciclo universitário faz parte do programa Sistemas Integrados e Modernos (UFBA SIM), que realiza a modernização de processos e sistemas informatizados na Universidade.
No desenvolvimento do projeto pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), participaram a pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e as superintendências de Administração Acadêmica (Supac); Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Supad); e Educação a Distância (Sead). O trabalho recebeu ainda contribuições de colegiados, departamentos e coordenações acadêmicas.